FUNDAMENTOS DA TEORIA ELETROMAGNÉTICA

1. CAMPO ELÉTRICO, INDUÇÃO MAGNÉTICA, CAMPO MAGNÉTICO E DENSIDADE DE CORRENTE NO ESPAÇO LIVRE:

     Vamos considerar uma carga q com massa despresível, se movimentando com uma velocidade v em uma região do espaço. Se essa carga estiver sobre uma força,a região em que se encontra a carga é de natureza eletromagnética expressa pela lei de Lorentz:

EletromagA1.1
EletromagA1.2

     Vamos entender como funciona a lei de Lorentz. 

     Observe que há duas parcelas na equação: F = (q.e) + (q.b), a lei de lorentz simplesmente identifica duas formas de contribuição de força, no qual a primeira delas é de natureza elétrica, e a outra de natureza magnética.

2. A Relação entre Campos e Meios:

Agora que vimos que a força gerada pelo campo eletromagnético agindo sobre a carga q é dada pela força de Lorentz em um meio livre e que a mesma é definida por uma parcela elétrica e uma parcela magnética, vamos ver que tanto o campo elétrico como o campo magnético dependem do meio que se encontram.

Com excessão ao vácuo, todo meio é formado por conglomerado de moléculas que por sua vez se ligam de forma intramolecular e intermolecular. O interessante é que a forma que essa formação se configura agem de forma a mudar como os campos se transmitem.

2.1. Campo Magnético e Permeabilidade Magnética do Meio:

Para o campo magnético nós temos a caracterísitca chamada de permeabilidade magnética do meio, referida como o caractere μ (“mi”). Ou seja o valor do campo magnético depende dessa característica intrínseca do meio.

Para a melhor forma de estudo, a permeabilidade magnética foi baseada e calculada no vácuo, sendo seu valor μo = 4.π.10-7 [ H ]/[ m ] 

Então para qualquer outro meio que for trabalhado o campo magnético, temos que considerar o meio em que a carga está situada, tendo seus valores de μ diferentes daquele calculado no vácuo.  A formula utilizada para calcular a permeabilidade magnética do meio é dada por: 

EletromagA1.3

Assim que calculado o valor da permeabilidade magnética do meio, devemos saber que o “mi” e a indução magnética são diretamente proporcionais, de modo a expressar:

EletromagA1.4

2.2. Campo Elétrico e Permíssividade Elétrica do Meio:

     No tópico anterior foi discutido como os meios podem alterar o valor da indução magnética por meio da característica do meio chamado de permeabilidade magnética. Nesse tópico, vamos discutir como o meio também contribui para alteração do campo elétrico da região a partir da permissividade elétrica. 

EletromagA1.5
Para qualquer outro meio temos que utilizar a permissividade elétrica relativa, à do váculo para calcular ε de qualquer outro meio, assim, parecido com o tópico anterior.
EletromagA1.6
EletromagA1.7
Pular para o conteúdo