Bom, até agora discutimos diversos conceitos para se jogar o poker. Se você acompanhou as aulas anteriores acredito também que já criou vários conceitos básicos e reflexões que devemos tomar durante o jogo. Agora sem mais delongas, vamos mostrar com que conjunto de mãos damos raise, sem que ninguém tenha investido dinheiro no pot, ou seja, todos foldaram até você no pre-flop.
A força do intervalo de mãos depende muito da posição que você se encontra e com quantos big blinds você tem na sua stack. Essas duas variáveis sempre você deve levar em consideração quando você for fazer alguma jogada, seja você dando o raise, ou seja você dando call, re-raise, ou fold no raise de alguém.
Então vamos lá, vamos discutir quando dar raise do Early position, Middle Position, Late Position e do Small Blind.
No early position, já foi dito que você é um dos primeiros a entrar no jogo, e você terá entre 7 ou 8 jogadores para falar depois de você, em uma mesa de 9 max. Então temos que ser cautelosos na hora de dar um raise do EP.
A) Se tivermos 40bb ou mais podemos iniciar com essas mãos:
Quando temos um stack bem deep, e as stacks dos oponentes também são deep, as top pair hands (das últimas aulas) perdem valor. Mãos como KJ,KQ,QJ,KT offsuited (são chamados de Broadways hands) também perdem valor.
Sugestões e Dicas:
B) Se tivermos entre 40 e 12bb podemos iniciar com essas mãos:
A medida que nossa stack vai diminuindo, nossas mãos também vão diminuindo para ser um RFI. Algumas mãos especulativas perdem valor, pois nossa stack está mais baixa para jogarmos com especulação de encaixar uma mão improvável. Então mãos como AXs fracos perdem valor, assim como suited conectors mais fracos e pares mais baixos. Imaginando que estamos com uns 30BB, poderíamos usar essa range:
Veja que começamos a largar mãos como A2s-A9s e pares baixos como 22, 33 e 44 imaginando que estamos entre 40-30bb.
A medida que sua stack vai baixando podemos tirar ainda mais nossas cartas, como 55 e até 66. 98s e JTs também pode ser retirado a medida que estamos com 20bb ou menos.
Dicas e Sugestões:
1. Mãos especulativas perdem valor pois não temos fichas suficiente para ficarmos pagando em draws ou betando como semi-bluff (iremos falar sobre isso futurmente).
2. Quando acertar uma draw em nossa stack de 20bb por exemplo, dobrar sua stack não é tão lucrativo quando dobrar 80bb. Pense nisso envolvendo Expect Value (EV).
C) Se tivermos com 12bb ou menos:
Agora estamos em situação de alerta total. Nossa stack está baixa, e temos que decidir entre dar all-in ou fold. E pior ainda, estamos no early position, então há muitos jogadores para fazer suas ações depois de você, o que deixa mais provável que alguém pode ter mãos melhores que você para dar call ou re-raise. Mas de qualquer forma, não é sempre que vamos pegar as melhores mãos e também temos chances de todos foldarem e recebemos mais 2bb que é uma maravilha em relação o que temos.
Veja que isso é apenas uma estratégia. Não é sempre que vamos dar all-in com esse leque de mãos. Existe muitas outras variáveis a se tratar quando formos all-in. Em um torneio quando estamos perto da booble (perto de receber o dinheiro) já tem algumas mudanças, ou quando estamos em “money jump”…Essas variáveis também entram em questão. Se você ainda não sabe o que é boouble ou como funciona um torneio, fique tranquilo. Estamos construindo uma base sólida primeiramente!
Dicas e Sugestões:
1. Mãos especulativas perdem valor pois não temos fichas suficiente para ficarmos pagando em draws ou betando como semi-bluff (iremos falar sobre isso futurmente).
2. Quando acertar uma draw em nossa stack de 20bb por exemplo, dobrar sua stack não é tão lucrativo quando dobrar 80bb. Pense nisso envolvendo Expect Value (EV).