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Estatística Descritiva

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A Estatística Descritiva engloba de maneira interina nosso cotidiano. Esse conhecimento se torna das mais importantes ferramentas da matemática para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

1. Definição Estatística:

  • É o estudo dos processos de obtenção, organização e análise de dados de uma determinada população.
  • Trata-se também, da transformação de um conjunto de dados para informação útil.
  • Ciência dos métodos de análises dos dados já coletados, organizados e analisados.

2. Estatística em Pesquisa: Abordagem DCOVA:

  • Definir;
  • Coletar;
  • Organizar;
  • Visualizar;
  • Analisar;

2.1. Definir:

  • Objetivo da pesquisa;
  • Definir tipos de dados para serem coletadas;
  • Definição dos tipos de variáveis;

2.1.1. Tipos de Variáveis:

  • Variáveis Qualitativas ou Categóricas: Esses tipos de variáveis representam uma categorização sobre determinado item de pesquisa. Ou seja, não valores mensuráveis, mas sim buscam a nos retornar qualidade como informação.
    • Exemplo: Pesquisas sobre satisfação do cliente ao atendimento de uma sorveteria. A escolha do pesquisado pode ser entre insatisfeito, satisfeito e ótimo. (Ou seja, informações categóricas) – Olhar Figura 1, abaixo.
    • Exemplo 2: A preferência dos clientes em relação sabores de sorvete da loja. Podendo ser morango, limão, chocolate e etc. (O que novamente nos trás dados não medíveis, mas sim categóricos, de qualidade, e não valores númericos, como por exemplo 10. (10 o que?! Não faz sentido esse tipo de resposta) – Olhar Figura 2, abaixo.
Fig 1. Estatística Descritiva: Variáveis Qualitativas - Satisfação
Fig 1. Estatística Descritiva: Variáveis Qualitativas – Satisfação
Fig 2. Estatísticas Descritivas: Variáveis Qualitativas - Sabores de Sorvetes.
Fig 2. Estatísticas Descritivas: Variáveis Qualitativas – Sabores de Sorvetes.
  • Variáveis Quantitativas ou Numéricas: Representam valores mensuráveis e numéricos. Ou seja estamos falando sobre variáveis que são representadas por números, e este, por sua vez nos da uma informação quantificada (quantidade).
    • Exemplo 3: De acordo com o jornal dessa manhã, irá chover 100 mm³ de água na sexta feira, ou, chances de 2% de chuva, a umidade do dia será de 45% (Veja que estamos falando não mais de categorias, mas de quantidade) – Vide Figura 4.
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Fig 3. Classificação dos tipos de Variáveis
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Fig 4. Previsão do Tempo: Variável Quantitativa

2.2. Coleta:

Assim que definido todos os parâmetros listados acima. Agora temos a etapa Coleta. Resume-se da seguinte forma:

  • Fonte dos dados;
  • População ou Amostra;
  • Limpeza nos Dados;

2.1.2. População e Amostra:

  • População: É o conjunto de todos os elementos que estão sobre análise, observação, estudo e etc. É o conjunto de todos elementos em pauta da pesquisa;
  • Amostra: É um subconjunto da população a ser estudado, analisado e observado. Seria uma parte de um todo que está em pesquisa. Imagine um bolo de cenoura (população) e esse bolo foi cortado em 8 fatias, cada fatia ou várias fatias (menos do que 8) seriam a amostra;
    • Exemplo 4: Deseja-se saber qual é a média geral dos alunos da matéria probabilidade e estatística de uma determinada faculdade nos últimos 2 anos. Sabe-se que cursam ou já cursaram essa matéria no total de 1100 alunos. Dada a inviabilidade de entrevistar todos, foram entrevistados 100 alunos do último ano e 100 alunos do penúltimo ano. Portanto a população do objeto de pesquisa é 1100 alunos, porém a amostra foi de 200 alunos.
Fig 5. Estatística: População vs Amostra
Fig 5. Estatística: População vs Amostra

2.3. Organização dos Dados:

Agora que os dados foram definidos e coletados, temos que organizar os dados. Assim, tem-se:

  • Desenvolvimento de tabelas de dados;
  • Recursos visuais: Gráficos e Análises Visuais;
grafico de f(x) = (x^2 - 1)/ x^2 + 1
Fig 6. Gráfico de uma função – Organização de dados.
valores x aumentando e valores de f(x) se aproximando cada vez mais de 1
Fig 7. Tabela de dados – Organização de dados

2.4. Análise de Dados:

Por fim, e não menos importante, a Análise de dados. O agrupamento, coleta, organização e estudo dos dados são ferramentas essenciais para termos uma conclusão. Vejamos que inicialmente estavamos falando de dados, pós a análise de dados, teremos informação.

Toda conclusão deve ser realizada com embasamento científico e apresentando seus respectivos cálculos ou raciocínios.

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