Leia também:

Ponto de Máximo e Mínimo

O ponto de máximo e mínimo das funções podem ser calculadas utilizando derivadas. Nesse artigo vamos abordar um conteúdo de extrema importância, e saber realizar

Read More »
Derivação Logarítmica

Derivação Logarítmica

Recomenda-se que você já tenha os seguintes conhecimentos: Introdução a Derivação Logarítimica: Muitas funções são extremamente complexas para derivar. Mesmo que possa ser resolvido, requer

Read More »
Cálculo II BreakTheScience

Derivadas de Funções Implícitas

Conteúdos Sugeridos e Recomendados para o artigo: Derivadas de Funções Implícitas Definição de funções implícitas: Funções implícitas são aquelas nas quais a relação entre as

Read More »

Estratégia do Pre-Flop: First-in

Table of Contents

Introdução:

A primeira coisa que devemos entender o que significa Pre-Flop First In, do português significa o primeiro a entrar no jogo no pre-flop. Aquele que for o primeiro a investir fichas no pre-flop é chamado de RFI (Raise first in). 

Aprendemos anteriormente as posições da mesa, nessa aula vamos aprender com que mãos devemos ser o RFI, ou seja, com que mãos devemos entrar no jogo, sendo que todos foldaram até você.

Pode ser que no small stakes não aconteça muito de todos foldarem até você no pre-flop, mas de qualquer forma, esse estudo é a base do pre-flop, e quando há outras situações, simplesmente adaptamos nossa base para lidar com diversas outras situações. 

Stack:

Stack é a quantidade de fichas que temos na mesa em relação ao custo do big blind do jogo.

Ou seja, considerando que temos 10.000 fichas, e o small bind e big blind custa 250/500 significa que temos uma stack de 10.000 fichas ou 20 big blinds. Entenda que nossa stack é denotada pela quantidade de big blinds e não de fichas. Devemos saber quantos big blinds temos em nossa stack para assim, saber como fazer suas jogadas.

Dizemos que quando temos mais de 40bb (big blinds) em nossa stack estamos deep.

Quando temos entre 20- 30 big blinds estamos saudáveis.

Quando estamos entre 10 – 15 bb estamos em situação de alerta.

Cada uma dessas situações muda a forma de jogar, e também muda nossa seleção de mãos para entrar no flop. Isso porque a medida que nossa stack vai mudando,  o potencial de nossas mãos também vão mudando. Você jogar uma mão especulativa com 20 bb é diferente de jogar com 50bb. Com 20 bb, não temos muitas fichas para ver as cartas, geralmente fica muito caro para sua stack tentar ver turn ou river com draws, o que seria diferente com 50 bb, poderíamos ver, e se não conseguíssemos acertar, ainda nos restaria uma stack saudável e se acertassemos, poderiamos ganhar muitas fichas, com 50bb dobrar a stack iríamos para 100bb, mas dobrar com 20bb iríamos para 40 bb, há uma grande diferença na nossa EV.

Portanto quando nossa stack é grande, mãos com potencial grande de formar straight, flush, Ace High Flush, Trincas ganham mais valor. Quando nossa stack começa a ficar menor, o valor das mãos especulativas como suited conectors baixos, Ax suited fracos e pares pequenos perdem valor, e as mãos powerhorse hands, pares altos e AX alto ganham mais valor. A medida que estudamos iremos entender melhor tudo isso. 

Ranges:

Esse é um dos mais importantes conceitos que devemos conhecer quando estamos jogando poker. Ranges é um intervalo de mãos (um conjunto de mãos) que possivelmente estamos jogando em uma determinada situação. Então existe range no pre-flop, no flop, turn e river. A medida que as jogadas vão acontecendo, esse possível conjunto de mãos também vai mudando, então devemos ter em mente as possíveis mãos que oponente está, as possíveis mãos que você tá (mesmo que você realmente saiba com que mão você tá o seu oponente não sabe até o showdown) então a sua imagem para os outros jogadores também é essencial. 

Em cada ação sua, você deve pensar com que possíveis mãos o jogador está, com que possíveis mãos o oponente acha que você tá.

Essa é a primeira coisa básica que os jogadores profissionais pensam: Em ranges. 

Fatores Determinantes da Range de um Player no Pre-Flop:

Primeiramente para determinar a range de um oponente pensamos o seguinte:

  1.  Posição do jogador (Ele está no Early Position, Middle position, Late Position, Small ou Big?)
  2.  A ação do jogador: Ele é o RFI? Ele deu re-raise em alguém? Ele deu limp? 
  3. A stack do Oponente: O jogador tem quantos blinds? Ele ta saudável? Ele ta deep? Ele ta short?
  4. O tipo de jogador: Esse oponente joga muitas mãos? Esse jogador joga poucas mãos? Eu já vi algum showndown dele?
  5. O tamanho da aposta do oponente: Esse jogador está apostando muito alto? muito baixo? Por que?

É claro que não é toda vez que vamos conseguir todas essas respostas, mas são algumas perguntas muito importantes a nos fazer durante um torneio ou cash game. Muitos jogadores jogam de forma automática, ou jogo muito preso a suas cartas, mas o poker não é um jogo de acertar, mas um jogo pensado, em probabilidades, em análise dos seus oponentes, do que seus oponentes acham de você, e o que eles acham que você acha de deles. Eu sei é uma loucura, mas também um jogo muito bonito de se estudar.

Bet size no Pre-Flop:

Geralmente em torneios, quando o sb e o bb estão baratos, o jogador que é o primeiro a apostar (ou seja, todos foldaram até esse jogador, então não há fichas investidas no pot) ele é o RFI e aposta entre 2,0 a 3,0 bb.

Quando os blinds vão aumentando, fica claro que as stacks médias vão diminuindo, então 2bb a 2,2bb está ótimo como RFI. 

Você pode se deparar com jogadores que vão betar 5bb de começo, assim como irá ver jogadores que entram em toda rodada com 1bb(são chamados de limpers), o investimento mínimo a se pagar para ver o flop. Para cada um desses jogadores devemos adaptar nossas ranges e achar formas de jogar contra esses tipos de jogadores. Lembre-se que todos cometem erros, enquanto menos erro você cometer, mais formas de tirar vantagem dos erros dos oponentes você terá!

Pular para o conteúdo