Uma das mais importantes matérias a se conhecer de funções são seus gráficos. Veremos nas próximas aulas que cada tipo de função tem suas características gráficas. Por enquanto vamos aprender um método eficiente para desenhar gráficos.
Método para Desenhar Gráficos de Funções:
- Construirmos uma tabela de valores de x e f(x) – isso nos dará um par ordenado (x,y).
- Marcar pontos na localização de cada par ordenado (x,y) – Lembre-se que para cada soma de uma unidade em x andamos seguindo o eixo horizontal, e para cada unidade a mais para y, andamos seguindo o eixo y, o eixo vertical.
- Desenhar a curva de acordo com os pontos (x,y).
Exemplos:
- Desenhe a reta f(x) = 2x + 1.
Primeiramente vamos calcular valores de y para valores de x e depois fazer uma tabela de valores. Eu tenho o livre arbítrio para escolher os valores de x. Vou escolher x =0, x=1, x=-1:
Observe os pontos redondos em vermelho, eles são os ponto marcados pelos valores da tabela, logo os valores (x,y) foram (0,1),(1,3) e(-1,-1).
2) Desenhe o gráfico de x2
Pelo mesmo método vamos calcular valores de f(x) para valores arbitrários de x. Assim vamos conseguir fazer uma tabela com os valores e marcar os pontos (x,y) que obtemos. Essa função é uma função quadrática, representado por uma parábola.
Podemos também identificar o domínio de uma função analisando seu gráfico:
Se é a primeira vez que está tendo contato com essa matéria, fique tranquilo! No começo é um pouco difícil lidar com os gráficos, mas depois de aprender a maioria dos tipos de funções e seus comportamentos, tudo vai ficar mais claro. Mas por hora, basta aprender esse método, já é um grande passo!