Leia também:

Derivação Logarítmica

Derivação Logarítmica

Recomenda-se que você já tenha os seguintes conhecimentos: Introdução a Derivação Logarítimica: Muitas funções são extremamente complexas para derivar. Mesmo que possa ser resolvido, requer

Read More »
Cálculo II BreakTheScience

Derivadas de Funções Implícitas

Conteúdos Sugeridos e Recomendados para o artigo: Derivadas de Funções Implícitas Definição de funções implícitas: Funções implícitas são aquelas nas quais a relação entre as

Read More »

Integrais Duplas: Áreas De Superfícies

Table of Contents

1. Introdução:

Podemos usar integrais duplas para calcula a área de dada uma superfície z = f(x,y). Usaremos para definir tal área o recurso de Geometria Analítica – que é o produto vetorial – Pois o seu módulo é a área do paralelogramo gerado por dois vetores. 

IntegraisDuplasMudançadeVar8

2. Definindo a área de uma superfície:

Seja S uma superfície no qual é dado por z = f(x,y), onde f possui derivadas parciais contínuas. Vamos inicialmente considerar que z = f(x,y) está definida em um domínio retangular

Assim como a maioria dos métodos anteriores para calcularmos volumes e áreas, vamos subdividir o domínio retangular em vários mini retângulos. Ou seja partiremos o valor de x em m partes iguais e o valor de y em n partes iguais. dizemos então que a base do retângulo é dado por Δx e a altura do retângulo como Δy.

A cada sub-retângulo caso subirmos pelo eixo z, será definido mini-superfícies, refletido pela divisão retângular dada anteriormente. Vamos considerar o vértice do canto superior esquerdo como o ponto (xi , yj) sabendo então que caso subirmos f(xi , yj) em direção a k (Oz) será dado o ponto da superfície refletido de (xi , yj). Logo esse ponto pertence a superfície e é localizado em (xi , yj, f(xi , yj)). Veja a figura abaixo:
AreasDeSuperficie 1
Veja que a partir de dois vetores direcionais no ponto Pij, é formado um plano tangente a esse ponto. Vamos chamar esse plano tangente de ΔTij, a área desse plano é aproxidamente a área da sub-superfícies (Definido anteriormente pelo sub-retângulo.) Então para cada ponto da superfície Pij podemos ter valores de planos ΔTij que se aproximam dos valores de ΔSij.
Vamos chamar os vetores que formar o plano tangente ao ponto Pij de a e b , no qual a forma um vetor ao longo de i e k, e b um vetor no qual forma a combinação de j e k.
AreasDeSuperficie 2
Agora vamos definir o vetor a b e relembrar que o módulo do produto vetorial de a e b é a área ΔTij dizemos matematicamente ||a x b|| = Área do Paralelogramo. Definimos então:
AreasDeSuperficie 3
É razoável pensarmos que se a sub-área de superfície é muito próximo |a x b|, então a Área dessa superfície pode ser descrita pela soma de mxn ΔTij. Logo pela soma de Riemann:
AreasDeSuperficie 4

Pela definição de Integrais duplas, podemos então expressar a Área da superfície como:

AreasDeSuperficie 5

Podemos expressar as derivadas de outra forma:

AreasDeSuperficie 6

Exemplos Resolvidos:

AreasDeSuperficie 7
AreasDeSuperficie 8
Pular para o conteúdo