Introdução - combatendo os oponentes:
Primeiramente, é importante saber que a maior lucratividade no poker vem dos erros dos seus adversários. Saber classificar seus oponentes baseado nas suas ações é extremamente importante para definir uma estratégia lucrativa. O objetivo é explorar das fraquezas dos seus adversários para extrair o máximo de valor quando você tem a mão vencedora e minimizar as perdas no caso contrário.
De uma maneira geral, podemos classificar os jogadores em 6 categorias:
Obs: As denominações para tipo de jogadores estão em inglês, dirija-se para a seção de “vocabulário” para ver as definições dos termos.
1. Jogadores Straightforward Loose Passive:
- Como jogam: A estratégia desse tipo de jogadores é a de limp ou call um raise pre-flop com uma range ampla no objetivo de ver flops baratos com uma grande frequência.
Se no flop eles fazem um top pair, eles aplicam uma grande pressão por causa do medo que tem dos seus adversários fazerem uma mão melhor no turn ou river.
Caso tenham um segundo ou terceiro par no flop, normalmente jogam de check-call no flop e turn e foldam no river se não tiverem melhorado suas mãos.
Jogam as “draws” de uma maneira passiva, check-call, e quando as completam, apostam grande, caso contrário foldam.
No geral, esse tipo de jogadores apostam quando tem mãos fortes, call quando não tem certeza e foldam quando sabem que estão perdendo. (Uma maneira honesta de jogar).
- Sua estratégia: Como esses jogadores jogam de uma maneira “honesta”, tenha a disciplina de foldar mãos consideradas fortes quando seus oponentes aplicam grande pressão. Claro que deve haver uma avaliação das forças da sua mão contra a do seu oponente antes de qualquer ação.
Deixe que supervalorizem mãos semi fortes, como top pair, e faça que paguem muito quando você está a frente dessa range.
Aposte por valor de uma maneira que paguem com mãos piores.
Roube pots quando é claro que seus oponents não estão “interessados”.
2. Jogadores Weak Tight Passive
- Como jogam: Como o nome já diz, são jogadores fracos que tem medo de colocar dinheiro no pot. Esses tipos de jogadores dão limp com a maioria de mãos jogáveis. As vezes com mãos tão fortes quanto AK ou JJ eles dão limp ou apostam muito alto.
É importante notar que quando entram nos pots, normalmente têm uma range forte.
Sua estratégia: Prosiga com cuidado quando esses jogadores dão call nos pre-flop raises, flop & turn bets. Eles podem ter mãos fortes.
Quando eles apostam alto pre-flop, espere uma mão premium (AA, KK) que “esmague” a range deles. E aposte alto com suas mãos muito boas, porque provavelmente seu adversário terá uma mão boa e não consiguirá foldar.
Aos poucos, roube os blinds desses jogadores, já que são muito tight e não defendem o suficiente.
No geral, saia do caminho deles a menos que tenha uma mão muito boa. E roube os pots dando raise pre-flop e continuation bets.
Tenha cuidado quando eles call o seu pre-flop raise, flop e turn bets
3. Jogadores Straightforward Tight Aggressive:
- Como jogam: Tem uma estratégia sólida no pre-flop que consiste em dar o raise inicial (open raise) com as mãos jogáveis. Porém, ficam perdidos no que fazer no pós flop. Já que jogam poucas mãos por serem tight, eles sentem que tem a obrigação de dar a c-bet (continuation bet) no flop e quando o oponente call eles não sabem como proseguir na mão caso não tem feito top pair ou melhor.
Normalmente esses jogadores supervalorizam mãos fortes que não são premium Jogadores tight aggressive jogam parecidos com o tight passive, porém eles entendem que parte da lucratividade vem da agressão (raises), principalmente pre-flop.
Esses jogadores, como top pair, e acabam perdendo grandes quantidades de fichas para mãos melhores.
- Sua estratégia: Em geral, nos pots heads-up, é uma boa idéia dar call nas c-bets desses oponentes (float) em board que favorecem o pre-flop caller e não favorecem o pre-flop raiser. Caso deem check no turn, você pode betar como bluff.
Obs: Sempre tenha certeza de que tenha fold equity quando for tentar blefar.
Outro jeito de explorar esses oponentes é roubando os blinds quando estiver nas posições middle/late.
4. Jogadores good tight agressive:
- Como jogam: São jogadores com uma estratégia sólida pre-flop (tight aggressive) e que entendem valores relativos das mãos tanto no pre-flop quanto no flop. Esses jogadores são mais difíceis de serem blefados e mais difícil de extrair valor. São jogadores difíceis de explorar.
Esses jogadores raramente colocam toda sua stack em mãos que são fortes mas não premium.
- Sua estratégia:
Considerando que são jogadores difíceis de se jogar contra, você deve evitar jogar contra eles.
Porém quando jogar, um jeito de explorá-los é aplicando uma pressão contínua (raise e re-raise). Sempre tenha em mente se eles são mais tights ou looses.
Os seus re-raises devem consistir de mãos premium e de mãos que não são boas o suficiente para dar call. Isso é chamado de range polarizada.
Lembre-se que em quase qualquer board, é mais comum ter mais bluffs do que valor, então cuidado com a frequência dos bluffs.
Sempre esteja ciente do seu próprio estilo de jogo. Bons jogadores estarão prestando atenção em você.
5. Jogadores Maniacal Loose Aggressive:
- Como jogam: O tipo mais comum de jogador maníaco é aquele que aplica máxima pressão toda vez que você mostra fraqueza (check). Se você mostra força em sua mão, eles saem do seu caminho.
- Sua estratégia: Normalmente contra esse tipo de jogadores, é interessante você jogar na “trap” (armadilha). Isso significa dar call ou check ao invés de raise para induzir seu oponente a blefar.
Contra esses jogadores, dar calls com mãos de força mediana (ex: Segundo par) raramente é um erro, considerando que seu oponente vai te pressionar e tentar blefes com alta frequência.
Ocasionalmente blefe em situações em que seu oponente acredite que você tenha uma mão premium, onde o board ajude a sua range.
Quando você tem uma mão forte contra esses tipos de jogadores, tenha em mente que irá jogar grandes pots.
6. Jogadores Calling Station:
- Como jogam: Jogadores que não são capazes de foldar nenhum tipo de mão que tenha algum potencial no flop, turn, ou até mesmo no river. Eles simplesmente não foldam!
E quando têm alguma mão boa, jogam de uma maneira “straightforward”.
- Sua estratégia:
Aposte bastante por valor. Nesse caso, até mãos medianas podem ser jogadas de maneira mais agressiva com o objetivo de extrair de mãos fracas porém que são pagas pelos calling stations.
Contra esses jogadores, você pode raise e re-raise com uma range não polarizada, sem puro blefes.
Tenha disciplina de foldar mãos boas quando eles dão raise ou check raise, já que jogam de uma maneira straightforward quando têm mãos boas.
NÃO blefe jogadores calling stations. Não há folding equity portanto não tem o porque tentar blefar jogadores que não foldam.
Artigo escrito por Andre Giacomazzi Serafim – jogador de poker por mais de 4 anos, campeão de diversos campeonatos incluindo H2 campinas “The fifity” e vice campeão do “Bet online- sunday main event”.