1.Introdução

A mudança de variáveis em uma integral é muito importante para situações no qual o domínio da função ou f(x,y) ficam muito difícil de resolver apenas usando as matérias anteriores. O fato é de que mudando as variáveis faz com que o domínio D e f(x,y) sejam manipuladas mais facilmente, assim como a própria integral fica mais fácil de ser resolvida.

2. Definindo a mudança de variáveis:

Se temos um domínio retangular, no qual A {(u,v)| uo ≤ u ≤ uo + Δu, vo ≤ v ≤ vo+Δv} temos a figura dada abaixo:

IntegraisDuplasMudançadeVar1
Podemos realizar uma operação no qual o domínio A se transformará em B do tipo Classe C1, O operador φ irá transforma os valores de (u,v) em (x,y). Assim como A -> B|.Tal que B = φ (A) = { φ (u, v) ∈ ℝ2 | (u, v) ∈ A}.
IntegraisDuplasMudançadeVar2
Figura 2: Transformação dos valores A para valores de B.

Como a integral dupla surgiu primordialmente para resolver problemas de volumes de sólidos (Aula 1 – https://breakthescience.com.br/integrais-multiplas/ ) Devemos partir daí para entendermos a mudança de variáveis.

Logo se V = Ab .h , vamos explorar a área da base de B cujo provém de φ(A).

Primeiramente vamos identificar como se calcula o comprimento S de um arco de uma curva dada por e γ (t) = (x(t), y(t)), além disso consideremos dois pontos γ (t) e γ (a), no qual a é um ponto fixo.

IntegraisDuplasMudançadeVar3

Visto as matérias Calculo I e II, entendemos que podemos determinar o comprimento s(t) a essa curva, a partir da somatória dos valores tangentes da curva que vão de ponto a ponto de (a -> t). Logo podemos expressar usando a integral: (Lembre-se que a tangente de f(x) em x é a derivada da mesma, logo tanγ  = y’). 

IntegraisDuplasMudançadeVar4

Podemos transformar tal integral em uma equação diferencial: ds = || γ’ (t) || dt

De modo que o valor da variação de s(t) pode ser dado como:

IntegraisDuplasMudançadeVar5

onde Δs é o comprimento do arco de extremidades γ (t) e γ (t + Δt), com Δt > 0. Evidentemente, a aproximação será tanto melhor quanto menor for Δt.

Voltando a situação anterior no qual o domínio B é expresso graficamente na figura 2 (A figura da direita) podemos introduzir dois vetores tangentes à curva u e à curva v.

IntegraisDuplasMudançadeVar6

desempenha (em relação à curva v ∞ φ (u, v)) o mesmo papel que γ’ (t). Pelo que vimos acima.

IntegraisDuplasMudançadeVar7

A seguinte pergunta é: Mas para que tudo isso? O que faremos com esses dois vetores introduzidos? E aí que a coisa fica interessante! Pois na Geometria Analítica aprendemos que o módulo do produto vetorial de dois vetores n são interpretados como a área do plano gerado pelos vetores. Logo usaremos isso como álgebra para determinar a área do domínio B.

IntegraisDuplasMudançadeVar8
Figura 3: A área do paralelogramo dada é A = ||u x v||.
IntegraisDuplasMudançadeVar7

Podemos definir a área de B como:

IntegraisDuplasMudançadeVar9

Para calcularmos o produto vetorial de dois vetores a Álgebra Linear e Geometria Analítica nos deixa o presente das matrizes no qual é dada pela seguinte formula:

IntegraisDuplasMudançadeVar10

3.Integrais duplas e mudança de variáveis:

Depois que entendido o tópico de cima, tudo fica mais simples. Pois uma integral não é nada mais que a somatória de minúsculos volumes de um sólido chegando ao valor do volume real desse sólido. Então fazemos sub-divisões no domínio de A e consequentemente a transformação para B também terá essas partições.

IntegraisDuplasMudançadeVar11

Essas divisões que geram mxn retângulos menores pode ser calculado a partir do módulo do produto vetorial descrito em cima. 

IntegraisDuplasMudançadeVar12 1

4. Exercícios Resolvidos

IntegraisDuplasMudançadeVar13
IntegraisDuplasMudançasdeVar14
Pular para o conteúdo